Notícias

Mantenha-se informado das novidades



CONVITE - Inauguração da Exposição LETHES ART

1 de Julho, às 18:00h, Capela das Pereiras. Contamos com a sua presença!

A proposta conceptual da primeira edição do Lethes Art Ponte de Lima, intitulada Memória(s) & Identidade(s), inspirou centenas de artistas que submeteram as suas propostas para esta mostra, nas categorias de Arquitetura, Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Ilustração, Instalação de Arte, Livro de Artista, Pintura, Poesia, Vídeo, Computer Art, Land Art, Projection Art, e Sound Sculpture.

Após o processo de seleção, regista-se a participação de cerca de 162 artistas, de vários países (Alemanha, Arménia, Brasil, Chile, Dinamarca, Espanha, Holanda, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Suécia, Turquia, Ucrânia), com cerca de três centenas de obras a exibir em 12 espaços de cultura (Paços do Concelho, Arquivo Municipal, Biblioteca Municipal, Capela das Pereiras, Centro de Interpretação da Historia Militar, Centro de Interpretação do Território, Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, Museu do Brinquedo Português, Museu dos Terceiros, Teatro Diogo Bernardo, Torre da Cadeia Velha, Universidade Fernando Pessoa – Casa da Garrida). Nesta edição de 2017, o artista convidado é Mário Rocha, com mostra na Torre da Cadeia Velha. Cada espaço de exibição conta com uma Narrativa própria, numa audaciosa proposta de curadoria, que se desenvolve como linha temática do conceito geral apresentado na primeira edição do Lethes Art. Recriar uma narrativa de memória e identidade, de natureza desconstrutiva-reconstrutiva, para cada um dos espaços de exposição, é a proposta da curadoria.

A inauguração da Mostra tem início na Capela das Pereiras, às 18h, e termina com um Verde de Honra, prolongando-se excecionalmente o horário de funcionamento dos espaços de exposição. Motivada pela necessidade de preservar estórias pessoais e culturais na era da globalização, ou inspirada pelas lendas de Ponte de Lima, a sua história, e as imagens dos museus locais, jardins, capelas ou igrejas, as artes convocam-nos, em registos textuais, visuais e sonoros de memórias dos tempos diacronicamente plurais. Conheça a narrativa construída para cada edifício – com as obras de arte selecionadas desconstruídas e reconstruidas, outras textualidades emergem em cada edifício ou local!

Lethes Art!


CONVITE - Inauguração da Exposição LETHES ART
  • Partilhar