Leituras & Escrita

Diálogo de Culturas

Lethes Art Ponte de Lima

Lethes Art é um projeto artístico que promove a criação e exibição de obras de arte contemporânea de Artistas nacionais e estrangeiros em diversos locais de exposição da vila de Ponte de Lima, no norte de Portugal.

O projeto almeja potenciar e facilitar a comunicação entre obras de arte, nacionais e internacionais, e edifícios e lugares históricos da vila medieval, bem como entre o discurso artístico plural contemporâneo, os artistas e a perceção artística de públicos interculturais.

A proposta da Curadora é operar este diálogo intercultural entre artistas, obras de arte e locais de exposição com História, nesta vila. Como ligar o que pode ser visto na arte e os benefícios da arte na vida humana é o meu principal interesse.

Com uma abordagem às obras de arte orientada para a construção de narrativas em edifícios e locais de exposição com história em Ponte de Lima, esta edição de 2017 propõe-se registar a resposta visual e estética das obras dos artistas ao tema sugerido, bem como ao novo contexto de exibição e observação.

Acredito que esta mostra internacional de arte contemporânea em Ponte de Lima pode representar um contributo para uma abordagem mais plural das exposições permanentes e temporárias em diálogo, ao permitir a construção de novos significados.

Isabel Patim
A Curadora
  • Partilhar

Arquivo Municipal – Narrativas de identidades & Discursos da memória

Recriar uma narrativa de memória e identidade, de natureza desconstrutiva-reconstrutiva, para cada um dos espaços de exposição, é a audaciosa proposta de curadoria – com as obras de arte selecionadas, outras textualidades emergem em cada edifício ou local, em múltiplos registos textuais, visuais e sonoros, de memórias e de identidades plurais.Com as narrativas exibidas no Arquivo Municipal, abordam-se questões de memória e de identidade, que queremos preservar. No local que a...

Ler mais...